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  • Quais são os sinais de alerta do Autismo?
    Os sintomas anteriormente descritos estão presentes desde muito cedo na criança e são limitativos do seu normal desenvolvimento. Normalmente os sintomas são detectados por volta dos 2-3 anos de idade, mas podem ser reconhecidos entre os 8-12 meses, se o atraso no desenvolvimento for grave. O atraso no desenvolvimento de linguagem por volta dos 2 anos de idade é, normalmente, um dos maiores sinais de alerta dos pais. No entanto, poderão existir sinais mais precoces, anteriores ao desenvolvimento da linguagem, como por exemplo: A ausência de contacto ocular; Ausência de resposta ao nome; Ausência de reconhecimento das vozes da mãe e do pai; Diminuição ou ausência de gestos, como apontar, dizer adeus ou mostrar (12 meses); Atraso na aquisição do balbucio (9 meses); Ausência de resposta a expressões dos pais; Ausência de expressões de alegria ou prazer (a partir dos 6 meses); Ausência das primeiras palavras (16 meses); Ausência de atenção partilhada; Falta de necessidade de estar perto de outros; Isolamento; Falta de intenção comunicativa.
  • Quais as características essenciais do Autismo?
    - Falta de reciprocidade social ou emocional; - Atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem oral (não acompanhada de tentativas de compensar através de gestos ou mimica); - Quando existe linguagem, existe uma acentuada incapacidade para iniciar ou manter uma conversação com os outros; - Défice no uso de comportamentos não verbais, como o contacto ocular, expressões faciais, posturas corporais e gestos; - Défice no desenvolvimento de relações com os seus pares, adequadas ao seu nível de desenvolvimento; - Pouca tendência espontânea para partilhar com outros prazeres, interesses ou objectos; - Défice no jogo simbólico e na imitação; - Maneirismos motores estereotipados e repetitivos (sacudir ou rodar as mãos, ou outros movimentos complexos); - Inflexibilidade a alterações na rotina, insistem nas repetições e reagem negativamente perante pequenas alterações; - Interesses altamente fixos e restritos de uma forma exagerada, quer na intensidade quer no seu objetivo (ex. podem alinhar vezes sem conta um numero exato de objetos, sempre da mesma maneira); - Hiper ou Hipoactividade a estímulos externos, por exemplo, reação adversa a sons ou texturas específicas, fascínio por luzes ou movimentos, podem tocar ou cheirar de forma exagerada determinados objetos e ter uma aparente indiferença à dor ou à temperatura.
  • Existe idade correta para iniciar a comunicação alternativa aumentativa ( CAA)?
    Não, a hora é agora
  • Todo atraso de fala é autismo?
    Não, existem diversas situações que podem acontecer o atraso de linguagem, e nem toda criança que não é autista.
  • Qual a idade certa para procurar o fonoaudiólogo?
    Quando percebemos algum atraso no desenvolvimento infantil devemos procurar ajuda profissional o quanto antes, quanto mais esperar mais atrasos são acumulados.
  • Todo autista tem seletividade alimentar?
    Não, a seletividade alimenta pode acontecer sem nenhum diagnóstico associado, ela pode ser devido questões sensoriais ou comportamentais, caso seja comportamental não se fecha o diagnostico de SA.
  • O que é apraxia de fala na infância?
    É um tipo de transtorno motor de fala que dificulta habilidade para sequencializar os movimentos para a produção dos sons da fala. A criança ser se comunicar mas seu cérebro não responde ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios, da língua e de outros articuladores, responsáveis por produzir os sons que formam sílabas, palavras e frases. As crianças com apraxia geralmente tem uma boa compreensão mas não sabe fazer o movimento correto do sons da fala
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